Como funciona uma porta de enrolar automática? Saiba mais!

Uma porta de enrolar automática é muito prática, moderna e funcional. Atualmente é muito comum encontrarmos esse tipo de equipamento em lojas, garagens, indústrias, galerias, shoppings e outros espaços comerciais e públicos de todo o Brasil.

Há, no mercado, alguns modelos que variam, basicamente, em função das folhas utilizadas para o fechamento de cada conjunto, das dimensões, do eixo para porta de enrolar automática, do tipo do motor elétrico automatizador e dos acessórios instalados para a operação de abertura e fechamento.

Funcionamento das portas de enrolar automáticas

As portas de enrolar automáticas podem ser fabricadas em ligas de aço ou de alumínio e, de qualquer forma, são leves e funcionais a ponto de ser possível levantá-las sem esforço. É bem simples movimentá-las e sua fixação é suficientemente firme na parte superior (eixo) para evitar problemas com quedas e, consequentemente, acidentes.

A porta de enrolar manual e a porta de enrolar automática funcionam da mesma forma, com flexibilidade proporcionada por meio de dobras nas folhas que podem correr em trilhos de baixo para cima e de cima para baixo em um sistema basculante.

Motor para porta de enrolar automática

O principal diferencial de um modelo automatizado é a capacidade de movimentação propiciada pelo motor para porta de enrolar automática. Existe grande variedade de motores no mercado, com sistemas de alimentação elétrica em corrente alternada ou contínua, que atendem às mais diversas demandas de potência e peso para todos as dimensões de portas.

Os motores para portas de enrolar automáticas proporcionam boa velocidade operacional, baixa necessidade de manutenção, economia de energia e podem ser operados manualmente em caso de emergência graças a correntes acopladas. Além disso, esse componente valoriza muito a porta, pois garante conforto e praticidade aos moradores ou usuários do imóvel.

Acionamento da porta de enrolar automática

Para realizar o acionamento da porta de enrolar automática basta utilizar uma botoeira ou controle remoto e assim é possível abrir ou fechar a mesma de forma prática, sem esforço.

Quando é dado um comando, o motor começa a tracionar as folhas da porta para enrolá-la no eixo instalado na parte superior do vão. Geralmente são necessários poucos segundos até que o movimento seja completado.

Instalação de porta de enrolar automática

Uma porta de enrolar automática também é conhecida como porta de rolo de aço automática e pode ser instalada internamente ou externamente ao imóvel. Quando realizada do lado de dentro do vão de passagem, sua estrutura fica embutida. Já quando posicionada fora da edificação, a porta recebe um fechamento com uma caixa feita com chapa de metal para proteger o equipamento.

A Guaruportas Pernambuco é referência em porta de enrolar automática no Nordeste. Desde 2007 é uma empresa que vem se destacando pela alta qualidade e performance superior de seus equipamentos. Possui capacidade de produção de até 25 portas de aço ou de alumínio por dia, garantido entregas mais rápidas a seus clientes.

Para saber mais sobre o funcionamento da porta de enrolar automatizada ou obter um orçamento sem compromisso, entre em contato com nossos consultores.

 

 

Posted in:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *