Entenda como automatizar porta de enrolar e tenha vantagens!

Quem já tem uma porta de enrolar manual instalada em seu estabelecimento comercial, residência ou indústria tem dúvida se é possível automatizá-la. Na maioria dos casos, isso é sim possível. Mas saiba que é preciso ter atenção a alguns fatores críticos que podem afetar o funcionamento adequado do conjunto. Leia mais abaixo como automatizar porta de enrolar e obter as vantagens de ter um equipamento automático.

Quais são os cuidados necessários ao automatizar uma porta de enrolar?

Antes de automatizar uma porta de enrolar é preciso verificar o estado das lâminas do equipamento. Marcas de ferrugem podem indicar oxidação e em algumas situações podem ser mais avançadas, o que compromete a integridade do equipamento e até a segurança do imóvel. Nesse caso, a troca completa da porta a fim de evitar furos ou quebras é o mais indicado.

Os trilhos ou guia de porta de enrolar são outros itens a serem verificados. Obstruções ou trincas nessas peças podem acarretar graves problemas na operação. Por esse motivo, é preciso determinar se o conjunto se encontra em boas condições antes de pensar no motor para porta de enrolar.

Como fazer a escolha de um motor de porta de enrolar?

O motor de porta de enrolar é o principal elemento da automatização. O componente é responsável por abrir e fechar a passagem do vão onde é instalado. Cada motor possui características técnicas específicas para cada aplicação. Alguns são alimentados por corrente contínua (CC ou DC) e outros operam por corrente alternada (AC).

Existem motores para porta de enrolar de baixa potência, indicados para portas menores e mais leves. Já os motores de alta potência são adequados a áreas de grande fluxo ou quando as portas são mais maiores e mais pesadas.

Uma recomendação importante é que, como os motores para portas automáticas são alimentados por energia elétrica, é obrigatório prever a instalação de um ponto de eletricidade no local em que se deseja automatizar. O mais adequado é que a tomada seja exclusiva para a ligação do motor para porta de enrolar e tenha aterramento e proteção por meio de disjuntor devidamente dimensionado. O objetivo é o isolamento e a preservação do equipamento.

Qual a vantagem de um kit para porta de enrolar automática?

Um kit para porta de enrolar automática é uma boa opção para a instalação. Ele costuma incluir todos os itens necessários para a montagem ou, pelo menos, os materiais indicados em casos específicos, como motor, guias, fitas, soleira, lâminas, trava lâminas, eixo e acessórios, como controle remoto, botoeira, entre outros. Verifique sua necessidade e solicite apenas o que irá utilizar em seu projeto.

Quais as vantagens de contar com uma porta de enrolar automática?

Contar com uma porta de enrolar automática é ter a certeza de praticidade no dia a dia. Para operá-la facilmente à distância, basta a instalação de uma central de controle remoto, o que proporciona grande conforto. Com apenas um toque no botão é possível abrir e fecha-la. Além disso, por ser rápida, ela evita a atenção de bandidos já que não expõe o ambiente por períodos prolongados.

Quer ajuda com sua porta de enrolar automática?

A Guaruportas Pernambuco é especialista em porta de enrolar automática, motores e acessórios. Por isso, nós podemos te ajudar! Atendemos em todo o Nordeste, produzindo e instalando portas automatizadas de alta qualidade com garantia de funcionamento, seja em residências, comércios ou indústrias. Consulte-nos!

 

 

Posted in:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *