Entenda como lubrificar porta de enrolar mantendo bom funcionamento

A manutenção preventiva de sua porta de enrolar é a melhor forma de manter seu bom funcionamento, seja ela automática ou manual. Apesar de ser produzida com materiais de alta qualidade, é fundamental observar periodicamente a aparência de alguns itens e realizar alguns procedimentos básicos, como lubrificar porta de enrolar, como forma de preservar o equipamento e prolongar sua vida útil.

Como lubrificar uma porta de aço de enrolar?

As portas de enrolar podem ter dois tipos de abertura: a manual e a automática. O primeiro tipo exige a lubrificação das fitas laterais e das molas. Já no segundo caso apenas as guias precisam de lubrificação. Em caso de uso intenso é recomendado lubrificar porta de aço de enrolar a cada seis meses ou, no mínimo, a cada 12 meses quando a utilização é mais branda.

Qual lubrificante para porta de enrolar devo utilizar?

O melhor lubrificante é a graxa para porta de enrolar à base de lítio, que possui viscosidade adequada, proporcionando alta lubrificação e elevada proteção contra corrosão e oxidação. Esse tipo de produto também é encontrado na versão em spray e pode ser usado da mesma maneira.

Devemos evitar o uso de óleos e graxas para portas de enrolar muito viscosas, pois elas acumulam poeira e ressecam com mais facilidade. Também é contraindicada a utilização de pastas abrasivas, que podem degradar partes plásticas ou emborrachadas.

Quando não se encontra a graxa branca para porta de aço (lítio), uma alternativa segura é a graxa lubrificante à base de sabão de cálcio e grafite. Ela pode ser usada nos trilhos e em articulações mecânicas em geral, já que contém aditivos de adesividade que mantém sua estabilidade depois de aplicada. Porém, tem a tendência de acumular sujeira e, por isso, exige mais manutenção.

Por que usar fitas auto lubrificantes em portas de enrolar?

Quando se trata de portas automáticas de enrolar existe um acessório muito interessante: a fita auto lubrificante, que também é conhecida como fita deslizante para porta de enrolar. Fabricada em material sintético, ela proporciona suavidade no funcionamento do equipamento e substitui com eficiência a graxa para lubrificação de portas de aço, evitando sujeira.

É recomendada a verificação periódica da fita de porta de enrolar e, caso perceba redução de sua função ou mesmo algum emperramento, realizar a substituição.

Onde comprar fita deslizante para guia de porta de enrolar?

A Guaruportas Pernambuco tem todos os acessórios que sua porta de enrolar precisa para funcionar bem, como a fita deslizante para guia de porta de enrolar. Há mais de 13 anos, a empresa trás ao mercado o que existe de melhor nesse ramo, sempre com os menores preços e entrega garantida em toda a região.

Não deixe de solicitar um orçamento personalizado para a gente! Deixe seu comentário e saiba mais sobre portas de rolo automáticas e como elas podem facilitar a sua vida.

 

 

Posted in:

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *