Material de porta de enrolar: quais são os itens principais?

O material de porta de enrolar envolve peças fundamentais para o funcionamento e, também, acessórios que permitem maior facilidade no dia-a-dia.

As portas de enrolar são compostas por alguns itens. Cada um possui uma função específica e permitem o funcionamento adequado do equipamento, bem como o cumprimento de sua principal tarefa: promover o fechamento e a abertura de um vão com eficiência.

Confira abaixo os itens principais mais utilizados na montagem de portas de enrolar automatizadas:

Motor de porta de enrolar automática (automatizador de porta de enrolar)

Um motor de porta de enrolar automática é o responsável pelo movimento de tração do equipamento, permitindo abertura e fechamento. É também conhecido como automatizador de porta de enrolar e tem grande variedade de especificações, potências, correntes elétricas de alimentação e suporta diferentes pesos suficientes para a adequada operação por longos períodos.

Lâmina de porta de enrolar (perfil de porta de enrolar)

A lâmina de porta de enrolar é a chapa metálica que permite o fechamento da estrutura da porta e em geral feita em aço ou alumínio.

Também conhecida como perfil de porta de enrolar, a chapa pode ser fechada (inteiriça ou lâmina meia cana), possuir uma série de pequenos furinhos (perfil transvision) ou contar com diversas conexões que lhe conferem aspecto vazado (porta de enrolar tipo tijolinho).

Eixo da porta de enrolar automática

Um eixo da porta de enrolar automática é um item que deve ser acoplado à testeira, na parte superior do vão. Ao ser girada pelo motor ele é responsável por enrolar as lâminas da porta. Há eixos adequados para cada tamanho de abertura e dimensões de vão.

Chapa testeira para porta de enrolar (Testeira para porta de enrolar)

A chapa testeira para porta de enrolar é uma placa que interliga o motor ao eixo do equipamento. Esse componente ou testeira para porta de enrolar acomoda as engrenagens, a os parafusos, a corrente, travas de segurança e outros componentes de automatização.

Guia de porta de enrolar

A guia de porta de enrolar é como um trilho que guia a lâmina por dentro de seu vão ou por trás do mesmo. A instalação de duas guias é sempre necessária, uma de cada lado da porta, para que possam cumprir sua função corretamente.

Soleira de porta de enrolar

A soleira de porta de enrolar é uma chapa de acabamento que é encaixada logo depois da última lâmina. Esse item proporciona maior segurança no fechamento da porta, pois é mais rígido e menos flexível do que o perfil de fechamento.

Botoeira de porta de enrolar

A botoeira de porta de enrolar é um dispositivo básico, conectado por um cabo, que é utilizado para acionamento do motor. Geralmente, possui as funções subir, descer e parar.

Controle remoto de porta de enrolar

É um acessório que permite a abertura e fechamento da estrutura mesmo à distância. Para que o controle remoto de porta de enrolar funcione é preciso que uma central seja instalada junto ao motor, pois é através dela que ocorrerá o acionamento do mecanismo.

Para saber mais ou obter um orçamento, entre em contato com a Guaruportas Pernambuco!

 

 

 

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *