Como abrir e fechar porta de enrolar quando falta energia?

A maioria das portas de enrolar atualmente, são do tipo automáticas, ou seja, são fabricadas com motor, botoeira e, quase sempre, com controle remoto que nos permite abri-las à distância.

Quando você tem uma porta automática de enrolar, não é preciso se preocupar em descer do seu carro, por exemplo, para abrir a garagem de casa, ou mesmo fazer esforço para abrir a porta da sua loja. Tudo pode ser feito a partir de um único botão. Nada de se preocupar com cadeados, chaves e correntes. Com um clique você entra ou sai, na hora que desejar.

Perfeito, não é mesmo? Porém, este sistema automatizado funciona somente quando há energia no ponto que alimenta o motor. E, então, o que fazer com a porta de enrolar quando falta energia?

É possível operar porta de enrolar automática mesmo sem energia elétrica!

Em caso de falta de energia é possível abrir e fechar a porta de enrolar automática de forma manual.

Praticamente todos os modelos de porta de enrolar automática possuem um sistema integrado de tração manual por corrente, que permite sua operação até mesmo nos casos de queda de energia. Este recurso é conhecido como talha manual, que é acoplada ao motor.

Para abrir ou fechar a porta, deve-se observar o sentido da corrente. Nas duas situações a corrente deve ser sempre puxada para baixo. Assim, o mecanismo irá mover as engrenagens fazendo com que as lâminas metálicas se movimentem para cima ou para baixo.

Como abrir externamente a porta de enrolar quando falta energia?

Como você deve ter percebido, para fechar ou abrir a porta de enrolar quando falta energia você pode usar a talha manual. Mas você já deve ter entendido que isso só é possível se estiver do lado de dentro do imóvel, já que o recurso fica instalado junto ao motor elétrico.

Uma solução é, caso tenha alguém em casa ou na empresa, você pode pedir para que a pessoa abra a porta usando o recurso manual da talha, permitindo o seu acesso.

Já se não houver ninguém para te ajudar, para que seja possível operar a porta do lado de fora é necessário que exista alguma fonte de energia alternativa ligada ao motor. Isso é possível através de um nobreak para porta de enrolar.

Um nobreak para porta de enrolar ou UPS (Fonte de Energia Ininterrupta, na sigla em inglês) permite uma alimentação elétrica constante, durante determinado período, para que a porta possa ser aberta ou fechada pela botoeira ou através do controle remoto.

Ele funciona com um sistema de baterias, similares às usadas em automóveis. Os modelos de nobreak de apoio aos motores automatizadores costumam ser offline ou stand-by.

Isto que dizer que quando a rede está fornecendo energia, as cargas alimentadas pelo nobreak para porta de enrolar recebem energia diretamente da rede. Quando acontece uma falta de energia na rede, o equipamento automaticamente muda a fonte, fornecendo energia a partir de sua bateria e seus sistemas eletrônicos.

Na Guaruportas Pernambuco você encontra as melhores opções de nobreaks, portas de enrolar, motores e acessórios para sua casa, loja ou indústria. Fale agora conosco e peça já um orçamento sem compromisso.

 

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *